Ficamos felizes com a sua presença!

Escola De Educação Infantil Vovó Esther
Rua Três Pedras, 288 Vila Alpina São Paulo
Telefone: 2917-1547
e-mail: escolavovoesther@hotmail.com

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PORQUE CONTAR HISTÓRIAS?


PORQUE CONTAR HISTÓRIAS?

    "Era uma vez..." tem sido a senha para se entrar ao maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós, adultos e crianças, como que hipnotizados, esperamos que o contador prossiga com sua narrativa.
     Por que isso acontece? Porque ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre nossas atitudes e escolhas, pois elas nos falam de dor, luta, compreensão, compaixão, solidariedade, esperança e vitória! Porque elas proporcionam um grande prazer e são uma necessidade do ser humano, seja ele adulto ou criança.
     Como educadores, podemos utilizar as histórias para introduzir conteúdos como matemática, geografia, história, ciências, português, etc., estimulando o desejo de ler, favorecendo a compreensão de histórias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso. Enfim, quando aprendemos por intermédio das histórias, nunca nos esquecemos, pois esse é um aprendizado que dura para sempre.
     E não há xagero nenhum em dizer que toda alma, para ser saudável, precisa ser alimentada com boas e inesquecíveis histórias!

DE ONDE VIERAM AS HISTÓRIAS?

     Ninguém sabe qual foi a primeira história nem quem a contou, pois as histórias são tão antigas quanto as comunidades humanas.
     Sua fonte natural é o povo, que, sentindo a necessidade de explicar os fatos e os fenômenos da natureza que lhe causavam tanto medo e admiração, sem poder compreendê-los racionalmente, e também pela necessidade de transmitir suas impressões, experiências, valores, crenças, costumes, normas, a saga de seus guerreiros e heróis, os acontecimentos sentimentais ou místicos, acabaram criando e recriando situações, pessoas, lugares, sonhos e transformando em histórias, mitos e lendas, que eram repassados de geração a geração, de povo a povo, pela oralidade.
     Durante muito tempo foi dessa forma que o homem primitivo guardou e conservou todos os fatos e lembranças que formam um verdadeiro tesouro que jamis perde o seu valor. A prova disso está nas histórias antigas que continuam encantando até hoje: Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, A Bela e a Fera e tantas outras.
     Por ter sido oral a forma primitiva de transmissão, é evidente que não se pode fixar sua origem. Então, de onde vieram as histórias? De todas as partes do mundo. Quem as contou pela primeira vez? O povo!
     As histórias de tradição oral são anônimas porque não são de ninguém, porque pertencem a todo mundo, são universais. Não existe nesse mundo um só povo que não tenha suas histórias. Por serem um elo que une as pessoas, elas são uma necessidade do ser humano, por isso, mais importante do que saber quem contou pela primeira vez e qual foi a histórias, devemos agradecer por elas existirem e nos ajudarem a compreender melhor o mundo em que vivemos.